(Foto: Freepik)
Certamente, a primeira menstruação é um momento marcante no desenvolvimento infantil, sinalizando grandes mudanças no corpo da criança e a chegada de uma nova fase de maturidade.
Por isso, para vivenciar essa fase com confiança, conforto e saúde, é fundamental que a pequena tenha o apoio e informações necessárias. Pensando nisso, montamos um verdadeiro guia para tirar as dúvidas de quem está prestes a viver esse marco com as filhas:
Quando acontece a primeira menstruação?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a menarca costuma acontecer entre os 9 e 16 anos de idade, sendo que a média é ao redor dos 12 anos. Entretanto, como cada organismo é único, a idade exata pode variar de uma criança para outra.
Como a primeira menstruação é um dos vários aspectos envolvidos no processo da puberdade, existem outros sinais de que a pequena pode experienciar que indicam que a menarca está chegando:
- Crescimento e/ou sensibilidade nos seios;
- Aumento dos quadris;
- Surgimento de espinhas e cravos, principalmente no rosto;
- Cólica abdominal;
- Alterações de humor;
Ao notar o surgimento destes sintomas, é hora de começar a introduzir o assunto no dia a dia com a criança, levando a conversa de forma leve e espontânea, assim como respondendo às dúvidas com sinceridade e uma linguagem acessível à pequena.
Melhores formas de apoiar a criança
Orientando sobre o uso do absorvente
Se você é uma mulher que menstrua, já pode conversar com a pequena sobre o uso do absorvente antes da primeira menstruação. Em idas ao mercado, por exemplo, você pode conversar um pouco sobre os diferentes tipos para que ela comece a se familiarizar.
Quando a menarca chegar, é hora de instruir a pequena a usar o absorvente corretamente e escolher o melhor modelo de acordo com o fluxo. Atualmente, existem também as calcinhas absorventes, opções mais sustentáveis e até mesmo confortáveis para as pequenas.
Entender como a criança está se sentindo
Quem menstrua sabe como esse período é acompanhado de sintomas físicos e emocionais, o que pode tornar a primeira experiência ainda mais intensa. Por isso, converse com a criança e entenda como ela está se sentindo, oferecendo o suporte necessário. Alguns sintomas serão inéditos para a pequena, por isso, esse apoio é fundamental para que ela saiba como nomeá-los e remediá-los.
Primeira consulta ao ginecologista
Por fim, a recomendação é marcar a primeira consulta ao ginecologista logo após a primeira menstruação, assim, a criança e os responsáveis podem tirar as dúvidas que surgirem e, se preciso, realizar os exames necessários para assegurar a saúde da pequena.
- Depressão infantil: saiba como identificar os sintomas e apoiar seu filho;
- A importância de vacinar seu filho desde cedo;
- Autoestima infantil: 9 maneiras para fortalecer e trabalhar a autoestima do seu filho;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.