(Foto: Reprodução/Pexels)
Como diz o ditado, é preciso uma aldeia para educar uma criança. Por isso, um equilíbrio na relação entre escola e família é fundamental para construir o caráter do pimpolho e oferecer todas as condições que ele precisa para um desenvolvimento pleno e saudável.
Papel da escola e papel da família
Como a família é o primeiro exemplo para a criança, ela tem o papel de trabalhar as primeiras relações afetivas e a socialização, assim como apresentar os principais ideais e valores com os quais o pimpolho vai construir sua visão de mundo.
A partir disso, a família escolhe uma escola que esteja alinhada com o perfil da criança que foi construído até ali. Essa é uma forma fundamental de começar essa relação entre escola e família em sintonia desde os primeiros passos.
Já a escola apresenta diferentes conhecimentos, considerando os perfis dos alunos e oferecendo técnicas que possibilitam um aprendizado efetivo.
Além disso, a instituição também é cenário para a construção de novas relações e amadurecimento dos valores. Inclusive, esta é uma etapa que pede apoio da família para supervisão e garantia de que apenas conexões saudáveis e frutíferas estão sendo cultivadas.
3 boas práticas para aplicar
- Conversas com outros pais: a criação de alianças entre os pais de alunos é interessante para que todos compartilhem opiniões sobre as experiências das crianças. Assim, podem trazer opiniões e sugestões ao dia a dia escolar com propriedade;
- Comunicação com a escola: manter um diálogo por meio de mensagens, reuniões presenciais ou palestras, por exemplo, é importante para trazer os pais para dentro da escola e, assim, aprenderem mais sobre a experiência das crianças na rotina;
- Eventos com alunos e pais na escola: além de reuniões, palestras sobre novos conteúdos e técnicas aplicadas no dia a dia das aulas são eventos importantes para estreitar essa relação;
Para conferir ainda mais dicas para a educação do seu pimpolho, confira uma seleção de matérias especiais:
- Dicas para potencializar o estudo das crianças em casa;
- 3 atividades com experimentos científicos para fazer com as crianças;
- Leitura também é brincadeira! Tipos de livros para crianças;
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.