(Foto: Unsplash)
Na correria do dia a dia, é difícil acompanhar e ordenar o rastro de brinquedos que os pequenos deixam em casa, não é? Por isso, o rodízio de brinquedos pode ser um sistema de organização que pode funcionar na sua rotina com os pimpolhos.
Basicamente, a ideia de rotacionar os brinquedos é disponibilizar apenas alguns jogos e pelúcias de acordo com o dia da semana. Com isso, a criança não se perde em meio a inúmeros estímulos, faz menos bagunça e reserva um tempo para interagir com cada um dos brinquedinhos que possui.
Como montar um rodízio de brinquedos?
Antes de tudo, observe o brincar do seu pimpolho e descubra quais brinquedos são os favoritos em cada momento. Por exemplo, há dias em que as crianças acordam mais quietinhas e preferem brinquedos independentes, como quebra-cabeças e livrinhos. Entretanto, há momentos em que uma brincadeira mais ativa é necessária.
Na preparação do rodízio, higienize os brinquedos e separe aqueles que não são mais usados para doar e, assim, liberar ainda mais espaço na brinquedoteca do seu bebê.
Depois disso, descubra qual tipo de organização funciona melhor para você, seu pequeno e sua casa. Você pode deixar as peças expostas em caixas organizadoras ou estantes baixas, por exemplo, tudo depende da disposição e decoração do espaço do seu filho.
Lembre-se de guardar os brinquedos que não são expostos no dia em um lugar que seu pimpolho não tem acesso. Entretanto, seja flexível e, caso a criança peça algum brinquedo específico, converse, negocie e entregue a peça.
Por fim, aproveite a ocasião para estimular seu pequeno a guardar todos os jogos e bonecos ao fim do dia, assim, ele cria o hábito de organizar seu ambiente e se responsabilizar por seus brinquedos favoritos.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.