(Foto: Freepik)
Você sabia que o processo de crescimento não é constante? Existem períodos mais intensos, especialmente na infância, e eles são chamados de saltos de desenvolvimento.
Basicamente, estes picos de crescimento representam momentos em que o bebê adquire habilidades essenciais para o desenvolvimento. Um efeito colateral desse processo é que a criança fica um pouco “obcecada” pela nova atividade e não pára de fazê-las, o que pode testar a rotina da família.
Cada salto representa um estágio de amadurecimento do sistema nervoso, existem 10 saltos principais que se tornam mais visíveis durante a infância. Por mais que exista uma estimativa de prazo para cada pico, cada criança recebe diferentes estímulos e pode desenvolver cada habilidade em distintos momentos.
Primeiro salto de desenvolvimento
Por volta do primeiro mês de vida do bebê, a visão é aprimorada e, assim, ele consegue perceber e experienciar o mundo ao seu redor. Com isso, ele responde mais às interações de pessoas e também do ambiente, até mesmo esboçando expressões como sorrisos e sustos.
Segundo salto de desenvolvimento
Já no segundo mês de vida, os sentidos continuam sendo apurados: a visão passa a reconhecer melhor cores, assim como o olfato identifica cheiros e o pequeno começa a produzir seus próprios sons. Além disso, a coordenação motora também está ativa como nunca e, por isso, é uma dica clássica colocar o bebê de bruços para que ele tente se levantar e se mover melhor.
Terceiro salto de desenvolvimento
Então, no terceiro mês, o pequeno se torna mais curioso que nunca, já que seus sentidos estão ainda mais treinados e ele percebe os detalhes do ambiente ao seu redor. É comum que a criança chore mais alto que o normal e comece a chupar o dedo neste momento também.
Quarto salto de desenvolvimento
Logo depois, no quarto mês de vida, a criança desenvolve ainda mais os sons próprios, começando a emitir diferentes resmungos e balbucios para acentuar cada emoção. Ao mesmo tempo, ele começa a se mover mais, sustentando melhor o pescoço e tentando agarrar objetos.
Quinto salto de desenvolvimento
Aproximadamente no sexto mês, o bebê reconhece melhor as pessoas ao seu redor, assim como estranhos. Por isso, é um momento em que ele se torna mais apegado à mãe e reage mais intensamente quando precisa se separar dos pais.
Sexto salto de desenvolvimento
Ao redor do sétimo mês, o bebê está superativo e pode começar a engatinhar, assim como tentar emitir sons mais elaborados e usar gestos para expressar como está se sentindo em diversas situações.
Sétimo salto de desenvolvimento
Então, no décimo mês de vida, a criança começa a pegar objetos para entender sua função, não apenas para agarrar ou brincar. Com isso, ele expressa melhor as próprias vontades, assim como momentos de irritação e impaciência.
Oitavo salto de desenvolvimento
No décimo primeiro mês de vida, um dos hábitos mais comuns da criança se torna mais acentuado: a imitação. O bebê começa a copiar atividades dos pais e até mesmo tentar falar suas primeiras palavras, imitando sons de forma mais correta. É a hora ideal de conversar mais com a criança e até mesmo narrar suas atividades perto dele.
Nono salto de desenvolvimento
Um pouco depois dos saltos de desenvolvimento do primeiro ano de vida, o nono pico acontece por volta dos 14 meses de vida. Nesta fase, ele coleciona mais palavras no vocabulário e se sente mais independente, tentando fazer algumas coisas sozinho, como se vestir, por exemplo.
Décimo salto de desenvolvimento
Finalmente, com 1 ano e 6 meses, a criança tem mais controle sobre o que sente e faz, por isso os problemas de desobediência são comuns nesta fase. Por mais que eles falem mais e tenham muito vocabulário, ainda há dificuldade na comunicação com os pais.
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.