(Foto: Freepik)
Como uma plataforma que oferece vídeos divertidos e educativos para os nossos filhos, ainda é extremamente importante priorizar a segurança das crianças no YouTube.
Criada em 2005, a rede social fez sucesso entre o público rapidamente ao reunir diferentes categorias de vídeos e também oferecer ao usuário a oportunidade de postar seu próprio conteúdo na plataforma.
Especula-se que, em 2023, o Brasil ocupe a terceira posição entre os países que consomem os conteúdos da plataforma, e é claro que as crianças fazem parte da estatística.
Para os pimpolhos, existem animações, conteúdos sobre games, vlogs e também conteúdos educativos que podem contribuir para um tempo de tela de qualidade.
Ainda que o site tenha crescido e desenvolvido várias medidas de segurança, existem conteúdos que não são barrados imediatamente pelo YouTube. E, a maioria destes vídeos comuns, não são apropriados para crianças de determinadas idades. Então, é fundamental monitorar e fazer o possível para garantir a segurança dos pimpolhos enquanto eles aproveitam o melhor que da rede social.
Dicas para garantir a segurança das crianças no YouTube
- Priorize o uso do YouTube Kids, onde há conteúdo voltado apenas aos pimpolhos;
- Determine que as alterações no aplicativo pode ser realizada apenas pelos pais, colocando um código de segurança;
- Prefira que a criança use o YouTube na presença dos pais e em dispositivos onde é possível monitorar o conteúdo facilmente, como a televisão da sala de estar, por exemplo;
Finalmente, para ainda mais dicas sobre a tecnologia na infância, confira nossos artigos:
- 6 filmes sobre tecnologia para assistir em família;
- 5 ferramentas para monitorar as crianças na internet;
- A importância de priorizar a segurança digital para crianças e adolescentes;
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.