(Foto: Reprodução/Pinterest)
Os pequenos crescem muito rápido, isso é um fato e, conforme o tempo vai passando, chega aquela idade em que eles começam a criar opinião, desenvolver a personalidade e reclamar da decoração do quarto que, ainda está com aquela pegada infantil de quando eram apenas bebês.
Mas, calma, mamita, nem tudo está perdido! Hoje já é possível montar quartos de transição com muito mais facilidade e investindo nos móveis e nas decorações certas para que possam ser adaptadas para todas as fases da vida dos seus filhos.
Para ajudar você a transformar esse ambiente de forma prática, fizemos uma seleção com 15 ideias de quartos de transição para você se inspirar e fazer as mudanças necessárias para se adaptar às constantes transformações das crianças. Então, confira a seguir:
Olha só que legal essa cama montessoriana, que serve tanto para quando as crianças são apenas bebês, já que tem essas grades laterais, mas que também podem ser retiradas para ser transformada em uma cama de solteiro comum.
Adesivos de parede também são ótimos para decorar já que, se for preciso tirar, pode ser feito com muita facilidade, sem estragar a parede e nem fazer bagunça.
Móveis de madeira são perfeitos para criar quartos de transição, pois são atemporais e se adaptam a qualquer decoração e fase da vida da criança.
Olha que demais essa cama com uma pegada industrial, feita com ferro. Versátil, a cor preta combina com qualquer décor, seja ela qual for. Uma peça que pode acompanhar todo o crescimento dos pequenos.
Evitar cores como rosa e azul nas paredes pode ajudar – e muito – na hora de montar esses quartos de transição. Nossa dica é escolher tons mais neutros como o branco e o bege, por exemplo, para facilitar esse processo.
Já nessa inspiração, podemos ver essa cerquinha para evitar que a criança caia durante o sono e essa estante de livros em forma de casinha. Caso a pequena enjoe, basta retirar essas decorações para criar um ambiente mais adulto.
Escolher um papel de parede menos infantil também é um diferencial! Nada de bichinhos, escolha um desenho mais versátil, como esse de folhagens, uma vez que combina tanto com um ambiente mais infantil como um quarto de adolescente.
Mais duas opções de papel de parede: aqui foram usados um de bolinhas e outro com formas geométricas, ambos com uma cartela de cores neutras que variam do branco ao cinza.
Optar por tons mais amenos como verde claro, bege, cinza e branco também ajuda na hora de mudar o ambiente desses quartos de transição, além de fugir da pegada infantil.
Aliás, criar um ambiente com um berço e uma cama é perfeito para um quarto de transição. Quando a criança é pequena, você pode usar a cama para dormir e acompanhar seu filho, quando ele crescer, basta retirar o berço para que ela possa usar esse móvel.
Toda criança sonha em ter um espaço para desenhar e fazer as lições de casa. Mas, ao invés de escolher uma mesinha infantil, escolha uma bancada em marcenaria que acompanhará toda a evolução do seu filho.
Gavetas, escrivaninhas, estantes e nichos para guardar os brinquedos são uma ótima opção. Caso ele não queira mais deixar esses itens em destaque, basta guardá-los.
Olha que incrível essa parede de tijolos branca mega versátil para combinar com qualquer decoração que seu filho escolha com o passar dos anos.
Escolher uma cama um pouco maior para seu pequeno quando ele ainda é apenas uma criança pode ajudar você a economizar com mudanças no futuro.
Por fim, nesse quarto de transição, a poltrona de amamentação pode ser facilmente transformada em um cantinho da leitura do seu filho. Na cama, as hastes que formam a casinha também podem ser retiradas.
Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.