Bullying na infância: 7 sinais de que seu filho pode estar passando por essas agressões

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Freepik)

Infelizmente, o bullying na infância é uma realidade mais comum do que gostaríamos. Tanto na escola, quanto no bairro e até mesmo na internet, a criança pode ser vítima dessas agressões e nunca tocar no assunto com a família. Entretanto, alguns sinais e mudanças de comportamento podem te ajudar a identificar se o seu filho está passando por esse momento.

Baixa autoestima

Infelizmente, as agressões verbais e, possivelmente, físicas do bullying podem fazer com que a criança tenha problemas com autoconfiança e autoestima. Por ser subestimada e inferiorizada pelo agressor, ela realmente passa a duvidar de suas habilidades e potenciais.

Falta de vontade ou medo de ir à escola

Se o bullying acontece na escola, a criança pode começar a arrumar desculpas para faltar frequentemente ou até mesmo demonstrar medo na hora da entrada, chorando e fazendo o possível para evitar o ambiente.

Piora no desempenho escolar

O medo e a tristeza causados pelo bullying na infância prejudicam as notas e o rendimento do pimpolho nas aulas, principalmente porque eles não conseguem mais se concentrar nas atividades e também perdem a vontade de interagir e se dedicar ao aprendizado, já que o ambiente se torna hostil e inseguro.

Isolamento social

Se o seu filho está passando tempo demais sozinho no quarto, evitando saídas com colegas e até mesmo com a família, este é um ponto de atenção. Por conta das agressões, a criança entende que está mais segura se simplesmente evitar qualquer interação social.

Alterações de humor

Geralmente, crianças que estão sofrendo bullying escolar passam por alterações drásticas de humor, podendo ficar muito tristes ou muito irritadas quando determinados assuntos são trazidos à tona. Sendo assim, tente conversar com o seu pequeno se notar este sinal.

Dores de cabeça ou barriga

Fatores emocionais podem refletir no corpo como dores físicas, principalmente na barriga e cabeça, por isso, o constante estresse e medo causados pelo bullying podem tornar estes casos mais frequentes na rotina do pimpolho.

Comportamento nas redes sociais

Como o bullying também pode acontecer online, é importante notar como seu filho se comporta após passar um tempo nas redes sociais. Se você notar que ele mostra sinais que está frustrado ou triste depois de navegar pela web, inicie um diálogo sobre o assunto.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário