(Foto: Alamy/Getty Images)
O ser humano é um ser sociável por natureza, talvez por isso tenha sido tão difícil para passarmos por este isolamento social durante a recente pandemia. Ficar sem encontrar outras pessoas acaba nos tirando nossa essência, precisamos trocar ideias e afetos. Não é raro também escutar relatos de pais que tiveram bebês nesta época sobre a dificuldade de desenvolver algum aspecto de seu filho. Isso acontece porque a socialização é de extrema importância para o desenvolvimento dos bebês.
A criança, quanto menor for, aprende por repetição e imitação. E para isso ela precisa conviver com outras pessoas e principalmente com outras crianças de idades próximas a dela. Ter um leque de pessoas diferentes nos primeiros anos de vida ajuda a construir um adulto muito mais tolerante e livre de preconceitos, afinal só nos assusta o que nos é estranho.
Você já deve ter ouvido alguém falar que determinada criança é muito esperta porque só convive com adultos. Em partes, é uma afirmação correta porque ela imita situações que ainda são muito avançadas para ela, porém em outro aspecto é preocupante que a criança não saiba ser criança por essa falta de convivência com outros de sua idade. O aprender a brincar também faz parte do desenvolvimento, e nada melhor que outra criança para mostrar ao seu bebê como se faz.
Estimule e encoraje seu bebê
Todo desenvolvimento precisa ser estimulado, caso contrário ele fica estacionado esperando um momento propício. Por isso, sempre incentive seu filho a conviver com outras crianças e tente o deixar o mais livre possível para observar e imitar as ações e até mesmo falas que ele escolher.
A interação pode acontecer somente em um segundo ou terceiro momento, é natural. A observação é que faz seu bebê ganhar confiança para fazer, falar ou mostrar algo novo. É através da socialização que ele também consegue desenvolver empatia, a capacidade de dividir seus objetos favoritos e até mesmo suas pessoas favoritas. Deixe que ele te veja interagir com outras crianças, somente dessa forma ele saberá que você não é uma propriedade a quem só ele tem acesso.
Esse tipo de socialização também diminui as chances de que a criança se torne possessiva, ciumenta em demasia ou até mesmo egocêntrica. É importante desde cedo que ele saiba que o mundo é muito maior do que o quartinho dele, seus brinquedos e seus papais.
A socialização para bebês é importante até mesmo quando falamos de outras espécies. Ter contato com um cachorro ou um gato, por exemplo, pode ensinar muito ao seu bebê. Tanto a forma correta de fazer um carinho até mesmo imitar o som do bichinho. Um bebê ainda não é capaz de nomear nem distinguir sentimentos, mas ele os sente com grande intensidade.
Agora que você já sabe a importância da socialização dos bebês, que tal aprender mais sobre outros importantes pilares do desenvolvimento do seu pequeno? Basta seguir os links que separamos.