(Foto: Alex Green/Pexels)
Incentivar os pequenos a ajudar você nas tarefas domésticas é uma ótima forma de estimular a autonomia e a independência das crianças. Dessa forma, eles crescem com muito mais responsabilidades, percebem como essa dinâmica familiar funciona, além de auxiliar no desenvolvimento.
Aliás, segundo um estudo feito pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos, chegou à conclusão que, crianças que ajudam nas tarefas domésticas, aumentam as chances de terem um futuro mais bem-sucedido.
Mas como as crianças podem ajudar nas tarefas domésticas?
Assim como tudo o que é novo, é preciso ter paciência… talvez, ou melhor, é quase certeza que no começo desse processo, terá mais bagunça do que arrumação e muita reclamação. Mas, com tempo e carinho, tudo entra nos eixos!
Mamita, se você está em dúvida de quais tarefas domésticas delegar para seu filhote, não se preocupe, basta conferir essa tabela do método Montessori a seguir.
Aqui você vai encontrar as tarefas domésticas mais indicadas para as crianças de acordo com a idade e das atividades mais simples até as que precisam de mais atenção. Assim, fica muito mais simples passar essas responsabilidades para eles no dia a dia corrido, né? Confira:
Vale destacar que todas essas tarefas domésticas devem ser supervisionadas. Com o tempo, a expectativa é que as crianças comecem a percebem como esse trabalho feito em casa pelos pais é difícil e ajudem por livre e espontânea vontade. Por isso, dê o exemplo!
Esse momento de ajuda nas tarefas domésticas, porém, precisa ser algo prazeroso para a criança e que ela realmente goste, já que nada sairá como planejado se for obrigada. Por isso, existem algumas formas de incentivo que dão supercerto.
Inspirações de como incentivar as crianças a ajudar nas tarefas domésticas
Para começar, nessa ideia vocês podem pendurar um quadro branco com esse calendário. Depois, é só escrever nos espaços dos dias as tarefas domésticas que seu pequeno pretende colocar em prática. Fica muito mais fácil a visualização e você não precisa ficar falando toda hora.
Já aqui, basta pegar uma cartolina colorida, escrever o nome do pequeno e dividir em dois lados: preciso fazer e já fiz. Peça para o pequeno pintar alguns pregadores e escreva as tarefas em cada um deles. Depois, é só colocá-los nos lados correspondentes.
Nesse termômetro, vocês podem atualizar por dia, grudando as tarefas que devem ser feitas do lado direito e colocar o ponteiro do que deve ser feito nas determinadas horas do dia.
Nesse painel educativo dividido por dias da semana e tarefas, vocês devem colocar uma carinha verde quando a atividade for feita e uma vermelha quando não. Assim, é possível fazer uma média no fim de semana e até presenteá-lo com algum mimo caso tenha saído tudo como planejado.
Com o tempo, vocês vão se adaptando da melhor forma possível e esse apoio nas tarefas domésticas entra na rotina de todos, além de se torna algo normal e natural para as crianças.
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.