Tudo o que você precisa saber sobre desfralde

por Redação Bebê e Tal

(Foto: Shutterstock)

Chegou um dos momentos mais temidos pelas mamitas: a hora do desfralde. Essa é uma fase marcante para os pais e, principalmente, para os pequenos, por isso, é preciso ter MUITA paciência e jogo de cintura.

Mas como a gente descobre qual o momento certo? Na realidade, é o seu pequeno que dará os sinais que já está preparado para isso, como sentir muito incômodo com a fralda, se ele já tem o hábito de ir até o vaso sanitário e também expressar com a fala o momento de ir ao banheiro.  

Mas não há idade ideal. Existem pequenos que fazem o desfralde com 1 ano e crianças que fazem somente aos 3. Por isso, temos que respeitar esse tempo e está tudo bem. Por isso, observe-o com atenção.

Confira a seguir cinco dicas para fazer um desfralde menos traumático e mais tranquilo:

DICA 1

Tire de dois a três dias para ficar com seu filho dentro de casa e facilitar essa adaptação. O motivo? A criança precisa ser monitorada, onde você consiga observar os passos dela, aplicar essas dicas e também que tenha fácil acesso ao banheiro.

DICA 2

Converse com seu filho e faça uma preparação, dizendo que ele está crescendo. Fale que ele está grande e que não precisa mais de fralda. Vocês podem sair para comprar um conjunto de calcinhas ou cuecas que eles gostem para estimular essa transição.

Você ainda pode usar algumas ferramentas como o penico ou redutor de assento para facilitar esse processo. Outra opção é a cueca/calcinha de treinamento, que vem reforçada, segurando um pouco as necessidades.  

DICA 3

De olho no xixi! Acerte o seu relógio para despertar de 15 em 15 minutos. No dia escolhido, você pode acordar o seu pequeno, pedir para ele tirar a fralda e colocar a cueca ou a calcinha. Depois, nesses intervalos, pergunte se a criança está com vontade de ir ao banheiro para criar esse hábito.

Caso ele se recuse nas duas  primeiras vezes, na seguinte, leve-o para o vaso. Pode ser que ele não faça nada, mas esse movimento já o ajuda a entender melhor como esse processo funciona.

DICA 4

Hidratação é essencial! Ofereça muita água durante esses dias. Quanto mais líquido você der, mais a criança ficará com vontade de ir ao banheiro, reforçando e repetindo esse movimento. 

DICA 5

Por fim, o desfralde noturno pode ser feito separadamente. Você pode fazer o diurno e, antes de dormir, levá-lo para fazer xixi antes de colocar a fralda – apenas para esse período específico.

Se a fralda começar a acordar sequinha, você pode parabenizar o pequeno e incentivar o xixi da manhã. Algo bem natural. Outra dica é evitar a ingestão de líquidos 1h antes de ir deitar.

Lembre-se: o xixi e cocô vão escapar. Então, tenha em mente isso, pratique a paciência e não brigue com os pequenos, saiba instruí-los. 

Aliás, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário