O que você precisa saber sobre TDAH

por Redação Bebê e Tal
tdah - bebê e tal

(Foto: Rawpixel)

Como sigla para o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, o TDAH é um termo que ouvimos com muita frequência durante os anos escolares das crianças. 

O transtorno neurobiológico costuma ser diagnosticado na infância, destacando comportamentos de desatenção e hiperatividade, sintomas que tendem a atrapalhar o rendimento escolar dos pequenos e, assim, levar à busca por um acompanhamento médico.

Quais são os principais sintomas?

Por mais que a inquietude seja um dos principais sintomas do TDAH, existem sinais mais específicos que podem atuar como pontos de atenção para o comportamento do seu filho:

  • Piora no desempenho escolar;
  • Distrações constantes;
  • Dificuldade em compreender instruções;
  • Fala frequente e apressada;
  • Comportamento ansioso;
  • Agitação intensa com pouquíssimo cansaço;
  • Tendência a comportamentos impulsivos;

Inclusive, é importante lembrar que estes tendem a ser sintomas comuns entre a maior parte das crianças em idade escolar. Entretanto, eles passam a pedir uma atenção especial dos tutores quando se tornam mais frequentes e prejudicam o bem-estar do pimpolho no dia  a dia.

Como ajudar as crianças com TDAH?

Além de contar com o acompanhamento médico e psicológico de profissionais, a prática de exercícios físicos e outras atividades coletivas ajudam as crianças a interagirem socialmente e, ao mesmo tempo, lidar com instruções e esquemas de organização. Com isso, os pimpolhos expandem o repertório de habilidades sociais e convivência em rotina.

Por fim, um ponto importante é garantir que as crianças com TDAH tenham um sono reparador para descansar o corpo e a mente da forma adequada. Para isso, é recomendado evitar estímulos e o uso de telas antes de dormir, assim como estabelecer o quarto como um ambiente tranquilo, seguro e confortável para o pequeno.

Não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.

Você também pode gostar

Deixe um comentário