(Foto: Pexels)
Cuidar da saúde é uma prioridade ainda maior para a mulher durante a gestação. Por isso, manter a imunidade em dia com as vacinas importantes para a gravidez é uma questão que precisa estar no topo da sua lista de tópicos para conversar com seu médico.
Além disso, algumas doses também são essenciais no período pós-parto, tanto para tornar o processo de recuperação mais completo, quanto para manter o seu bebê longe de possíveis vírus.
Por isso, trouxemos as principais vacinas que precisam estar no seu radar ao longo destes períodos delicados e mágicos!
Na gestação
Como as fórmulas das vacinas contém vírus desativados, a maioria delas são seguras para as gestantes. Inclusive, são importantes para proteger a mamita neste momento e, é claro, oferecer as melhores condições para o bebê se desenvolver. Entenda quais doses são essenciais neste período:
- COVID-19: pode ser tomada em qualquer fase da gestação;
- Hepatite B: pode ser tomada a partir do segundo trimestre;
- dT: protege contra difteria e tétano, é indicada em qualquer fase da gravidez;
- dTpa: protege contra difteria, tétano e coqueluche, liberada em qualquer trimestre da gestação;
- Gripe: liberada em qualquer mês da gravidez;
Em casos especiais, como gestantes com doenças crônicas ou sintomas acentuados, a recomendação médica pode incluir algumas vacinas extras, como: Hepatite A, Hepatite A e B, Pneumocócicas, Meningocócica conjugada ou B e Febre Amarela.
No pós-parto
Caso a mãe não tome as vacinas importantes para a gravidez, elas ainda são importantes no período de pós-parto, assim como as doses abaixo. Porque essa imunização é essencial para a recuperação do organismo da mulher e também para oferecer um ambiente seguro para o seu pequeno recém-nascido.
- Varicela;
- Tríplice viral;
- HPV;
- Meningocócica Conjugada;
Ainda que possam entrar no tratamento de casos especiais, as vacinas contra Febre Amarela e Dengue devem ser evitadas por lactantes. Por isso, é importantíssimo contar com o acompanhamento médico para proteger a si e seu filho da melhor forma.
- Diabetes gestacional: um risco para a saúde da mãe e bebê;
- Fisioterapia pélvica: qual é a importância antes, durante e após a gestação?
- Yoga para gestantes: o que é, como funciona e os principais benefícios da prática!
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui da Bebê e Tal. Além disso, acompanhe também as novidades por meio do Instagram oficial @bebeetal e também do nosso canal no YouTube.