Quando criança, é muito provável que você já tenha escutado alguma versão sobre cegonhas trazendo bebês para os pais e até mesmo acreditado piamente nessa história, mas, depois que crescemos, percebemos o quanto sem pé nem cabeça é dizer isso!
Mas, afinal, você já se perguntou de onde surgiu essa história e porque todos os pais a recontam?
A lenda da cegonha teve origem na Escandinávia. Segundo a tradição, na época em que os bebês costumavam nascer em casa, as mães diziam aos filhos que os bebês haviam sido tragos pela cegonha para justificar o aparecimento “repentino” de um novo membro na família.
Mas, como era justificado o tempo de recuperação pós-parto?
Para justificar o descanso da mãe no pós-parto, dizia-se que, antes de partir, a cegonha havia bicado a perna da mãe e, por isso, ela precisaria passar um tempo em repouso.
Por que a cegonha foi escolhida como símbolo da maternidade?
O animal foi escolhido como símbolo por dois motivos:
- É uma ave dócil e protetora
As cegonhas jovens costumam dedicar atenção especial e carinho às aves mais velhas ou doentes. Além disso, mesmo depois que seus filhotes aprendem a voar e a encontrar o próprio alimento, ela continua a cuidar deles.
- Elas costumam fazer seus ninhos ao lado das chaminés das casas e voltam sempre ao mesmo lugar, seja para pôr ovos ou cuidar dos filhotes.
A mistura de generosidade e fidelidade maternal criou um símbolo perfeito para representar a maternidade humana.
Por muitos séculos, a lenda se manteve viva apenas da Escandinávia. Mas, no século XIX, ela se espalhou pelo restante do mundo com os contos de um mestre da literatura infantil, o dinamarquês Hans Christian Andersen. Na história, as cegonhas tiram os bebês de uma lagoa e os entregam a famílias que têm bons filhos.
Existem também outras mitologias envolvendo essa ave, houve um tempo em que se acreditava que se uma cegonha fizesse um ninho em seu telhado, isso significava que logo o casal seria agraciado com um filho. Algumas pessoas chegavam a deixar doces em suas janelas para sinalizar que estavam prontos para receber um filho!
Por fim, não deixe de conferir todos os nossos conteúdos exclusivos aqui no Bebê e Tal. Acompanhe também as novidades por meio do Instagram Oficial (@bebeetal) e também do meu canal no YouTube.